terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Costurando os pedaços da vida

Me apaixonei por artes bem cedo. Também das artes rebuscadas, fruto de uma inspiração e execução tão perfeitas que a poucos cabe empreender. Falo com mais ênfase aqui da arte de juntar pedaços de coisas soltas e diversas e tentar achar uma nova forma. A manga de uma blusa, a perna de uma calça... recorta aqui e ali e de repente forma-se uma coisa nova, com nome, sobrenome e funcionalidade. Um pedaço de ferro, um parafuso e uma lata de tomate que viram uma escultura... Pensando um pouco sobre isso pensei que cada um de nós deveria se ver como o artesão da sua vida... Tenho aqui no meu balaio uma perna de linha de desilusão, um pedaço de alegria, outro tanto de inventividade... bom e o ruim costurados a esmo pela vida. Só que pensei aqui que cabe a nós a arte de combinar os retalhos ou peças e montar a nossa arte... se deixarmos apenas a vida decidir talvez não consigamos transformar o velho no novo, talvez não consigamos pegar um pedaço de nós que já não brilha por falta de uso e fazer com que possa brilhar de novo... com tanto que acontece na nossa vida, cada um de nós poderia se considerar rico em materia prima para a arte que queremos fazer com a nossa existência. Eu quero muito buscar em mim o que já brilhou, mesmo que por um segundo e, se não posso mais fazer brilhar do jeito que idealizei, que brilhe que outro jeito, que seja reinventado, re-adaptado, recosturado... MAS QUE BRILHE...

Escultura em ferro, vidro e osso - Carlos Tenius

5 comentários:

  1. Muito linda essa comparação da vida com a Arte. A forma mais fácil, para mim, de fazer brilhar as coisas que não brilham mais é levar Luz até elas, compreender o que aconteceu e então colocá-las de novo a brilhar.

    A sintonia com a Mãe ajuda-me a fazer esse processo, ela mostra todos os dias que nasce, envelhece e morre para voltar a renascer, envelher e morrer...nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.

    Amei o texto, obrigada pela partilha!

    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por passar no Expressão!
    Adorei o texto, viver já é uma arte!
    É dificil devolver o brilho para aquilo que ja o perdeu. Porém não é impossivel.
    Cada um faz isto deum modo diferente. Espero que encontre o seu.

    Bjoks

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu texto! Tava me lembrando essa semana de visitar seu blog... estive sem tempo, mas olha eu aqui! :D

    Olha só, sabe quem eu imaginei q vc era nesse texto? Já viu "O Estranho Mundo de Jack"? Se não, tem uma boneca feita de retalhos q se apaixona por ele, Sally! Adoro aquela personagem e achei q ela se encaixa, literalmente falando, na sua descrição. :]

    Valeu pela visita, vou te linkar, blz?
    Té... o/

    ResponderExcluir
  4. Obrigada! =)
    Também adorei o seu blog! tanto os textos como a idéia! Estive pensando ultimamente nesse negócio de ter blog. Bem, eu já escrevo há algum tempo e olha quanta coisa uma pessoa é capaz de escrever sobre si... se juntar tudo, dá uma coleção auto biográfica de relevância pessoal!
    Por isso adoro e aprovo todo tipo de blog de relevancia pessoal!

    vou linkar vc okey?
    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto, isso me leva a pensar no caos, que destrói em um momento para recriar algo completamente novo no momento seguinte... a arte é assim, a vida é assim, tudo é reaproveitado no caos que se apresenta, não só aqueles pedacinhos sem cor, mas tudo, grandes ou pequenos, coloridos ou neutros... tudo vira arte na vida...e viver sim, isso é a maior de todas as artes.

    Adorei seu blog!
    Voltarei mais vezes...
    beijo

    ResponderExcluir